terça-feira, 7 de junho de 2011

Centro de Ensino Fundamental de Brasilia
Projeto 4
Professora:Deborah
Série/Turma:7ªc
Nomes:Marcos Vinicius e Bernardo
Nº:22 e 02


 
 
 
 
 
 

 O Tabagismo
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os efeitos do tabaco: O tabaco é um problema mais grave do que muitos imaginam.Seus efeitos nocivos atingem o organismo humano por inteiro, não sobrando nem um cantinho onde ele não cause algum mal. Além disso, ele prejudica, além do fumante, as pessoas que ficam no ambiente onde os fumantes praticam seu vício. Ademais, muitas pessoas, na maioria das vezes contra a própria vontade, têm que ficar muito tempo próximo de fumantes e, por essa exposição, perdem a natural aversão à fumaça do cigarro e aos poucos passam de fumantes passivos a fumantes ativos. Assim, não obstante as informações de seus efeitos destrutivos, o vício se propaga como uma doença contagiosa. São esses os principais motivos por que se deve combater o tabagismo com muito rigor.
Nos olhos, o fumo produz a ambliopia tabágica, que representa a debilitação do sentido da visão e distorção do ponto de foco visual.
Quanto ao olfato, o fumo irrita a mucosa nasal e distorce a função olfativa.
Na boca ocorrem os cânceres dos lábios, língua, além de enfermidades nas gengivas, incluindo até perda de dentes.
No útero, ocorre aceleração das batidas do feto. Os bebês nascem com menos peso e ocorre probabilidade maior de nascimentos prematuros.
Nos pulmões, a sucessão de enfermidades produzidas pelo hábito de fumar é notória: enfisema, bronquite, asma e o mortal câncer pulmonar.
Nos órgãos urinários pode ocorrer o adenocarcinoma, uma forma de câncer.
Na laringe, o fumo dilata as cordas vocais, e produz rouquidão, não sendo raro o câncer nesse local derivado do uso do cigarro.
O orgão que mais sofre é o cérebro, que necessita de uma alta concentração daquele elemento no sangue, a fim de que possa desempenhar todas as suas funções com perfeição. Portanto’, conclui ele com interessante comparação, ‘o sistema nervoso do fumante não trabalha em condições normais, mas é como um carro que usa gasolina de baixa octanagem e cujo motor começa a "bater pino".
 
O tabaco estraga os dentes
 
 
 

As substâncias que encontramos no cigarro e seus efeitos: --Acetato de chumbo:Causa cancêr
--Acetona:Solvente inflamavel
--Acido Cianídrico:Bloqueia a recepçao do oxigénio pelo sangue
--Acroléina:Provoca mal Hálito
--Alcatrão:Tóxico e Cancerígeno
--Amônia:Ultilizado em produtos de limpeza
--Arsênico:Veneno
--Benzeno:Solvente químico
--Benzopíreno:Substância cancerígena
--Butano:Gás inflámavel.Combustivel de esqueiro
--Cádmio:Metal tóxico presente em baterias e pilhas.Causa danos cerebrais
--DDT:Agrotóxico
--Dietilnitrosamina:Causador de lesões hepáticas
--Fenol:Corroi membranas mucosas.Afeta o sistema nervoso central
--Formol:Conservante cancerígeno
--Fósforo:Usado para matar ratos
--Metanol:Usado como combustível para foguetes e automóveis
--Metopreno:Insetícida usado em anti-pulgas
--Mononóxido de carbono:Gás inflamável e radioativo
--Naftalina:Veneno mata-baratas
--Nicotina:Provoca a dependência
--Pireno:Hidrocarboneto cancerigeno
--Polônio:Elemento radiativo
--Terebentina:Solvente tóxico
--Xileno:Usado em tintas de canetas e sprays
 
 
 
O que é fumante passivo? 

Os não fumantes não merecem isso!
Quais são as consequências no organismo dos fumantes passivos? --Irritação nos olhos
--Manifestações nasais
--Tosse
--Cafaléia
--Aumento de problemas alérgicos
--Aumento de problemas cardíacos
--Redução da capacidade repiratória
--Aumento do risco de ter arterosclerose
--Aumento do número de infecções respiratórias em crianças
 
Consequências do tabaco no organismo,como doenças O uso intenso de cigarros aumenta a probabilidade de ocorrência de algumas doenças como por exemplo infarto do miocárdio, bronquite crônica, infisema pulmonar, derrame cerebral , úlcera digestiva, etc. O cigarro tem um potencial carcinogênico (isto é de provocar câncer) que é certamente, um dos mais importantes aspectos estudados. O fumo contém cerca de 80 substâncias cancerígenas, entre as quais se destacam o benzopireno e nitrosaminas. Há também estudos mostrando que as pessoas que fumam 1 – 2 maços de cigarros por dia vivem cerca de 8 anos menos do que aqueles que não fumam.

O cigarro faz para todos os orgãos do corpo humano.
 
 
Campanhas e leis anti-fumo pelo Brasil.Desde 1996, o Brasil conta com uma lei federal número 9.294, que restringe o uso e também a propaganda de produtos derivados de tabaco em locais coletivos, públicos ou privados, com exceção às áreas destinadas para seu consumo, desde que isoladas e ventiladas (também conhecidos como fumódromos).
Esta e a foto de um fumódromoPorém, com o objetivo de se aproximar mais do artigo 8 da convenção para o controle do tabaco, tratado internacional elaborado pela Organização Mundial da Saúde e do qual o Brasil é signatário, estados e municípios têm elaborados leis que eliminam a presença dos fumódromos e proíbem o consumo de cigarros, charutos, cachimbos e cigarrilhas em bares, restaurantes, casas noturnas, escolas, áreas comuns de condomínios e hotéis, supermercados, shoppings etc.

A fiscalização, aliada à aplicação de multas (previstas em lei) aos estabelecimentos e à adesão da população, tem feito com que as leis sejam, de fato, respeitadas.
Não fume o cigarro pode matar!!!! 
 
É aquele que fica dentro de um ambiente fechado com fumantes e assim a fumaça do cigarro transforma as pessoas não-fumantes em fumantes passivos.
Data:03.05.11